a fazenda » HISTÓRIA

O Gir Leiteiro da Fazenda Brasília

É impossivel  falar em Gir Leiteiro e não citar o rebanho da Fazenda Brasília. Sem dúvida esta referência mundial está ligada a uma marca, RP, sinônimo de muito leite na raça Gir. O Gir Leiteiro da Fazenda Brasília, possui a média leiteira mais elevada em animais zebuínos de todos os continentes.

A Fazenda Brasília foi formada pelo pecuarista RUBENS RESENDE PERES em 1955, na cidade de São Pedro dos Ferros, no Vale do Rio Doce, estado de Minas Gerais.

Para formação do plantel, foram adquiridas vacas Gir de diversos criadores de renome, bem caracterizadas racialmente e inscritas no serviço de registro genealógico da antiga "Sociedade Rural do Triangulo Mineiro", atual Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ). 

Cabe salientar que o trabalho continuado executado na Fazenda Brasília, superando críticas e dificuldades impostas por convencionalismo e superstição, é que possibilitou ao Gir encontrar seu espaço na pecuária como raça leiteira.

                                                                                                                           

Vale Ouro de Brasília

 RGD A6796

Touro Provado, o único que possui 7 filhos provados também pelo Teste de Progênie
Pai: Caxangá
Mãe : Halênia de Brasília

 

 

 

 

 

 

 

 

Formação do Rebanho Gir Leiteiro da Fazenda Brasília

Com a introdução do controle leiteiro oficial pela ABC - Associação Brasileira dos Criadores - SP, em 1962, verificou-se que cerca de 70% dos animais selecionados, com produção acima de 1500 kg de leite na lactação, eram filhas de dois reprodutores, os touros Baluarte e Titã.

Posteriormente, identificaram-se outros touros efetivamente positivos para leite, felizmente de linhagens distintas, o que possibilitou uma base genética ampla:

Japão de Brasília- White II x Japonesa (Titã) - 3.360 kg de leite, possui 26 descendentes dentre as fêmeas de elite da Fazenda;


Darlan de Brasília- Quadro de Umbuzeiro x Calibrosa (White II) - 4.383 kg de leite, possui 6 descendentes entre os 10 melhores touros provados no Teste de Progênie (EMBRAPA/ABCGIL);


Caxangá de Brasília- Bombaim x Roxona - 4.493 kg de leite - pai de Vale Ouro de Brasília, único touro provado no Teste de Progênie que possui 7 filhos também provados

Hindostan - Rajkot I x Sarah Hindostan Pander I - 5.292 kg de leite), pai de Rajastan de Brasília, cujos descendentes Gaulez e Impressor de Brasília estão entre os dez primeiros classificados no Teste de Progênie.

 

Rajastan

RGD: A3226


Pai: Hindostan
Mãe: Jacutinga de Brasília

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de alguns anos, verificou-se que seis vacas, filhas de animais do rebanho de fundação, tiveram grande influência na formação e produtividade do rebanho atual:

Gadanha (4.186 kg) - Pan (White II);


Descarga (3.129 kg) - Quadro de Umbuzeiro;


Delicada (3.860 kg) - Quadro de Umbuzeiro;


Debutante (4.921 kg) - Marduk;


Pratinha (6.128 kg) - Baluarte;


Tainha (5.241 kg) - White II.

 

DADOS ATUAIS

O rebanho da Fazenda Brasília é constituído, hoje, de aproximadamente 350 fêmeas (de mamando a caducando).

Em contraste com o que ocorreu no início da formação do plantel, quando as vacas teriam de produzir apenas 1.500 kg de leite, a produção média atual das vacas que já têm lactação fechada, todas registradas na ABCZ na categoria PO, é de 7.324 kg, ajustada para idade adulta.

As 73 novilhas reservadas são, na maioria, produtos de Transferência de Embriões, cujas mães têm produção média de 9.564 kg de leite.

A diferença entre a produção média do rebanho em relação à produção média das mães das novilhas reservadas para reposição das vacas mostra a forte pressão de seleção adotada no rebanho.

As avaliações efetuadas pela Embrapa Gado de Leite mostram:

A produção média de leite na lactação passou de 2.076 kg nos animais que pariram em 1960 para os atuais 7.324 kg.
A duração de lactação teve valores médios aumentados de 253 dias para 353 dias.
O valor genético médio do rebanho passou de 190 kg para 596 kg.
Salientamos que das 41 vacas Gir existentes no momento no Brasil, com produção acima de 10.000 kg de leite, 32 (75,6%) são produtos da Fazenda Brasília. Das fêmeas que ultrapassaram 12.000 kg de leite, 18 são produtos da Fazenda Brasília.

 

 

 

 

- 2014 - Todos Os Direitos Reservados | -

Desenvolvimento: Nil Comunicação | Agência Inovati